
Querendo abrir um e-commerce? Então escolha um nicho!
Com um nicho específico você consegue dialogar melhor com o público-alvo
Aquela loucura de ICMS do e-commerce já passou e a paz, aparentemente, reina novamente. Se você está procurando uma nova oportunidade de ganhar dindin, podemos te dizer que abrir uma loja virtual é uma excelente oportunidade.
Você pode tirar do papel o sonho de empreender sem fazer grandes investimentos financeiros, pode gerenciar um e-commerce de qualquer lugar do mundo e ainda se dedicar a outras funções paralelamente.
Soa interessante, não?!
Se você quer abrir uma loja virtual ainda hoje, temos uma dica de ouro: escolha um nicho de mercado.
Como assim, galera da minestore?
Abrir uma loja virtual que venda centenas de produtos de diversas áreas pode até parecer interessante. Porém, esse modelo de negócio é muito mais complexo de ser gerenciado e demanda um trabalho muito maior na hora de alcançar o público-alvo (que pode variar muito, por causa da grande oferta de produtos).
Uma solução para isso é o e-commerce de nicho. Imagine a cena: você é uma mulher que adora sapatos de salto alto, porém tem um pé pequenininho, calça apenas 33. Quando vai no shopping, chega a passar raiva, de não encontrar os modelos que deseja no tamanho necessário.
Um dia, descobre um e-commerce que só vende sapatos nos números 33 e 34 (suuuper nichado, olhe só!). A felicidade é tanta, que você certamente vai virar uma fã de carteirinha dessa loja, e vai recomendá-la para todas as amigas que têm pés pequenos.
Outro cenário: você é canhoto. Passou a infância inteira sofrendo pra cortar um pedaço de papel com a tesoura e também para abrir uma lata de leite condensado (só quem usa a mão esquerda sabe como isso é difícil). Um dia, decide pesquisar no Google uma tesoura própria para canhotos, e acaba descobrindo um site inteirinho para a sua necessidade.
Todos aqueles dilemas passam rapidamente pela sua cabeça e você não pensa duas vezes antes de sacar o cartão de crédito e comprar tesouras, canetas, abridores de lata e até uma guitarra para canhoto.
Consegue entender os benefícios de ter um e-commerce de nicho através dessas historinhas?
- Ao abrir um e-commerce de nicho, você consegue se posicionar como um especialista no assunto, sendo lembrado pelas pessoas que fazem parte do seu público-alvo.
- Você consegue fazer anúncios muito segmentados para os clientes.
- Você deixa de concorrer com grandes varejistas que oferecem um produto ou outro que agrada o seu público
Aqui no blog da minestore, já citamos alguns segmentos que estão fazendo sucesso em 2016. Agora que você já sabe que escolher um nicho é a melhor pedida, escolha um desses segmentos e procure deixar ele o mais nichado possível. Depois, é só correr atrás dos clientes específicos e arrasar!