
10 dicas para o seu e-commerce de semijoias
Quer deixar a sua loja ainda mais interessante e conquistar novos clientes? Confira esse post!
Quem vende semijoias tem uma grande oportunidade nas mãos: as lojas de acessórios fazem parte de um segmento em crescimento constante, que já é líder em vendas e representa 18% dos produtos comercializados virtualmente.
Além disso, esses produtos permitem uma logística de envio mais simples, fretes com valores menores (já que são, geralmente, pequenos) e podem ser vendidos em qualquer época ou ocasião, sem nunca sair de moda. Está pensando em entrar nesse negócio ou quer otimizar sua loja? A gente listou algumas dicas para o seu e-commerce de semijoias crescer ainda mais. Olha só:
Mostre seu diferencial
O que faz seus brincos ou pulseiras serem únicos? Pense nisso e invista em linhas de produtos temáticas, crie descrições com a personalidade da marca, ofereça opções de uso e algum outro tipo de benefício. Isso vai ajudar sua loja a se destacar entre outros e-commerces concorrentes.
Organize seus produtos
Você pode organizar seu e-commerce em coleções, linhas temáticas ou tipo de produto — depende do que você quiser mostrar aos clientes! O importante é que cada área da sua loja esteja organizada e quem acessar possa encontrar o que procura de um jeito fácil.
Estude seus clientes
A melhor maneira de fazer a sua loja crescer é entendendo o que seus clientes querem ou esperam na hora de comprar produtos pela internet. Faça uma pesquisa de mercado, converse com os potenciais consumidores e descubra quais são os benefícios ou diferenciais que a sua loja pode oferecer.
Conheça as tendências
Quem trabalha com moda e acessórios precisa estar sempre ligado nas tendências desse universo. Saiba quais são os formatos, pedras, estilos e principais características de cada temporada ou coleção – isso vai ajudar você na produção das peças, melhorar as vendas e destacar a sua loja.
Capriche nas fotos
Elas são importantíssimas para destacar os seus produtos. Tire fotos com boa iluminação, fundos neutros, em diferentes ângulos e tente valorizar ao máximo cada detalhe. Uma ideia interessante é adicionar uma foto que exemplifique ocasiões de uso ou mostre quais são outras peças e produtos que combinam com aquela joia.
Descreva bem o produto
Você pode dar nomes criativos para os seus produtos ou ter uma linha inspirada em algum tema especial. Mas, na hora de descrevê-los, lembre-se de utilizar palavras-chave adequadas, que facilitem a busca – termos como “brincos de prata”, por exemplo, são indispensáveis para que as pessoas encontrem o que querem dentro da sua loja. Além disso, fale bastante sobre o seu produto nas descrições: dê especificações de material, tamanho, formato e outras características que vão fazer o consumidor conhecer melhor o que você vende.
Crie uma experiência de compra na entrega
A primeira impressão é tudo! Invista em embalagens com formatos diferenciados, etiquetas ou brindes simples, mas visualmente bonitos, e materiais reutilizáveis – já pensou em enviar uma caixa super personalizada com o tema do produto ou que possa ser usada como porta-joias depois? Na entrega, é importante que o cliente fique maravilhado, indique aos amigos e compre mais vezes na sua loja.
Tenha um atendimento de primeira
Comprar joias ou semijoias costuma ser um investimento mais caro do que outras compras feitas na internet. Por isso, é importante que você esteja sempre pronto para responder perguntas, seja profissional na hora de conversar e deixe o cliente seguro para finalizar o pedido. Uma boa experiência de compra deve ser criada em todas as etapas, então, tenha sempre um bom relacionamento para ganhar credibilidade no mercado.
Invista no remarketing
O consumidor viu o produto na sua loja, mas não decidiu ainda se vai comprá-lo. Nessa hora, você pode testar as ferramentas de remarketing (já falamos delas aqui no blog!) para que o internauta seja impactado por anúncios do produto, fique com a marca em mente e decida fechar negócio.
Use as redes sociais a seu favor
O Facebook é fundamental para compartilhar novidades e informações, mas quem trabalha com acessórios também pode investir nas plataformas de compartilhamento de imagem, como o Pinterest e o Instagram. Essas redes ajudam você a mostrar melhor o que está vendendo, explorar formas de uso do seu produto e até mesmo se inspirar para criar novas coleções.
Você tem alguma outra dica que funciona para a sua loja? Compartilhe com a gente!