
O que é dropshipping e quais são suas vantagens e desvantagens
O dropshipping veio para ficar! Confira os prós e contras de adotar essa modalidade no seu e-commerce.
Dropshipping é uma modalidade de vendas que está ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Certamente você já deve ter feito uma compra desse tipo e nem sabe! Essa venda consiste basicamente no seguinte: em vez do dono do e-commerce ter estoque, ele conta com um fornecedor de produtos, que é comunicado cada vez que um cliente deseja uma peça. Esse fornecedor, por sua vez, encaminha o produto diretamente para o consumidor final.
Achou interessante? Então dê uma olhadinha nos prós e contras do dropshipping.
Quais são as vantagens do dropshipping
1- Grande leque de produtos
Um das principais vantagens do dropshipping é o fato de você poder oferecer uma variedade enorme de produtos para o seu cliente. Caso algum dos itens oferecidos no seu e-commerce fique empacado e não venda, você não terá nenhum tipo de prejuízo.
2- Adeus, estoque!
Tudo começa com uma estante, que se transforma em um cantinho do quarto, que vira o quarto inteiro e que depois começa a invadir os outros cômodos da casa: só quem tem produtos estocados sabe como eles podem ocupar espaço. O dropshipping oferece justamente a facilidade de você eliminar os estoques.
Além disso, ele também te dá a possibilidade trabalhar de qualquer lugar do mundo (você só precisa de um computador com internet para gerenciar a sua loja virtual).
3- Não requer investimentos
Se você está começando um e-commerce e ainda não tem muito dinheiro, o dropshipping é uma boa pedida. Como você não precisa comprar as peças, não corre o risco de ficar sem vendê-las e acabar no preju.
Quais são as desvantagens do dropshipping
1- Possíveis atrasos na entrega
Como nem tudo são flores, o dropshipping também apresenta algumas desvantagens. A principal delas (que pode deixar os consumidores enfurecidos) é, sem dúvida, o atraso na entrega.
Ao fazer uma parceria com um determinado fornecedor você precisa deixar o processo de entrega muito alinhado. Se por qualquer motivo ele demorar para levar as peças para o correio e isso atrasar a entrega, é o nome da sua loja virtual que ficará comprometido (e você definitivamente não quer isso, né?).
Se por acaso os seus produtos forem importados, deixe claro para o seu consumidor que a entrega pode ser mais demorada.
2- Tributação e retenção de peças
Caso as suas peças sejam importadas, elas correm o (grande) risco de pararem na alfândega. Ai é um deusnosacuda para pagar as taxas, comunicar o cliente, ouvir reclamações…
Se você for fazer esse tipo de dropshipping estude todos os detalhes possíveis, para diminuir possíveis problemas durante as vendas.
3- Trocas ficam mais complicadas
Gerenciar os processos de troca de produtos já não é uma das tarefas mais divertidas do universo. Agora imagine ter que cuidar de tudo isso enquanto as peças não estão sob os seus cuidados. Pior… com produtos que foram encomendados de fora do país!
Infelizmente, esse é um dos probleminhas apresentados pela modalidade.
Cada e-commerce é um e-commerce. Por isso, pode ser que o dropshipping faça muito sentido para a sua loja virtual, ou não. Avalie com cuidado, e se você achar que dá conta de trabalhar dessa maneira, se joga! 😉
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Rodrigo Nery
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Fabio Narcosis Herrera
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Taisy Chambers
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