
Flat Lay: descubra o que é e como usar no seu e-commerce
Você pode deixar suas fotos ainda mais bonitas e seus produtos mais atrativos com essa tendência
Seja você uma pessoa muito organizada ou não, o seu cérebro, naturalmente, dá atenção a tudo que coloca informações de maneira ordenada e permite a disposição correta de cada coisa. Isso é um reflexo da nossa grande capacidade de processamento de informação e, também, das influências sociais e culturais (aquele adulto que sempre mandava você arrumar o quarto, por exemplo). Juntando isso à paixão por objetos que toda pessoa tem, nasceu o Flat Lay.
Mas o que é Flat Lay?
Nessa técnica fotográfica, os objetos que compõem a imagem são organizados em uma superfície plana e registrados do alto, valorizando tanto a composição quanto os detalhes de cada peça. Também chamado de “Knolling”, o Flat Lay surgiu em 1987, quando o faxineiro Andrew Kromelow, da loja de móveis Frank Gehry, pegou coisas espalhadas pelo seu local de trabalho e as organizou sobre uma mesa, formando ângulos de 90 graus.
O método só despontou em 2009, quando o escultor Tom Sachs o adotou como uma forma de arte. Nos últimos anos, acabou virando tendência nas redes sociais, principalmente no Instagram e no Pinterest, por ser uma forma eficaz de mostrar objetos, representar um passo a passo e criar um verdadeiro portfolio visual.
Onde o Flat Lay é utilizado?
Podemos encontrar exemplos de Flat Lay em diferentes áreas, como no cinema – nos filmes do diretor Wes Anderson, a organização dos objetos na cena serve para mostrar detalhes da personalidade ou da rotina de uma personagem – e na gastronomia, onde a técnica permite representar ingredientes e passos de uma receita de uma maneira quase artesanal, criando proximidade com quem está vendo a foto ou assistindo.
Mas o segmento que realmente investe no Flat Lay é a moda. Esse tipo de foto permite que estilistas, blogueiros e vendedores montem combinações, exibam cada detalhe dos seus produtos e registrem looks do dia com mais criatividade.
E como aplicar isso ao e-commerce?
Um Flat Lay atrai a atenção dos clientes, fazendo com que conheçam e se interessem de verdade pelo que veem na loja online. É uma maneira criativa de destacar os produtos e fortalecer a marca nas redes sociais.
Mas não basta colocar objetos sobre a mesa! Um bom Flat Lay precisa de produção e, principalmente, de equilíbrio. Trouxemos algumas dicas para ajudar você a aplicar o método e criar imagens muito legais:
1-Cuide da iluminação
Esse é o ponto principal em qualquer foto. No Flat Lay, o charme está no contraste e na riqueza dos detalhes, portanto, cuidar da luz é imprescindível para conseguir imagens bem claras, que destacam cada objeto. Invista na luz natural do ambiente ou, se utilizar luz artificial, não a posicione diretamente em cima do que vai fotografar, para evitar sombras.
2-Escolha o fundo certo
A superfície em que você vai espalhar os objetos não precisa ser, obrigatoriamente, uma mesa branca, mas ela não deve tirar a atenção do que está em primeiro plano. Prefira fundos neutros e simples, como tecidos, papel com cores lisas ou superfícies de madeira. Se quiser investir em algum tema – como produtos para uma viagem ou uma coleção de primavera – encontre fundos que contextualizem os produtos sem que o contraste se perca, para que a produção não fique desorganizada.
3-Pense na composição
Deixe bem claro qual é o elemento de destaque da foto. Você pode fazer isso combinando o objeto com acessórios menores ou de cores neutras. Se quiser montar um cenário com revistas, livros, flores e outros elementos, tente deixar essa combinação harmoniosa sem tirar o foco da peça que você está vendendo.
4-Brinque com a simetria
Os ângulos são seus amigos, mas você não precisa deixar tudo completamente simétrico. Encontre o equilíbrio entre as peças, repetindo elementos em posições opostas ou deixando espaços iguais entre os objetos, mesmo que isso signifique deixá-los um pouco desalinhados em algum momento.
5-Pense nas cores
Procure paletas interessantes e que conversem entre si. É importante que a escolha de cores seja intencional e, mesmo que você faça combinações diferentes e fortes (como amarelo e vermelho), crie um padrão na imagem. Precisa de ajuda para definir o que combina com seu produto? Esse site da Adobe ajuda você a encontrar a paleta perfeita.
6-Agrupe os produtos
Essa dica pode ser difícil de aplicar em peças únicas, como uma camiseta ou um chapéu. Mas em composições de looks ou produtos de maquiagem, você pode colocar joias, luvas, pincéis e outros elementos similares em um mesmo lado da foto ou posicioná-los da mesma maneira. Isso cria uma hierarquia e transmite melhor o apelo visual da imagem.
Curtiu e quer usar o Flat Lay no seu e-commerce? Confira algumas inspirações de marcas que já aplicam essa tendência (clique na imagem para vê-la em tamanho maior):