
Como fazer SEO no seu e-commerce da minestore
Quem aqui quer ficar nas primeiras páginas do Google levanta a mão!
Fazer um bom trabalho de SEO no seu e-commerce é essencial para que a sua loja virtual fique bem posicionada nos mecanismos de busca. Usando as palavras-chave corretamente e se colocando no lugar do seu consumidor você pode conseguir um destaque maior do que os seus concorrentes.
Quando a minestore estava sendo construída, já pensamos em algumas ferramentas que poderiam facilitar a vida do lojista que deseja fazer um trabalho de SEO. Que tal usá-las da melhor maneira possível?
Antes de qualquer coisa, você precisa saber quais são as palavras-chave que mais têm relação com o seu negócio. Para isso, você pode fazer uma busca rápida usando o planejador de palavras-chave do Google. Crie um cadastro no Google Adwords, acesse este link e siga os passos a seguir (clique nas imagens para enxergar melhor).
Nesta página, clique na opção “procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria”.
Em seguida, escreva o produto que você está vendendo.
Confira quais são as palavras mais utilizadas pelos usuários do Google quando vão fazer uma busca relacionada ao seu produto.
Título explicativo
Coloque-se no lugar do seu consumidor. Se ele estivesse procurando o produto que você vende, como seria a busca dele no Google? Use essa lógica para criar o título do que está sendo vendido.
Descrição do produto
A descrição do produto também segue a mesma lógica do título: você deve se colocar no lugar do consumidor e pensar quais são as dúvidas deles. Procure respondê-las nesse espaço, sempre usando as palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio.
Tags
As tags também são muito estratégicas para o trabalho de SEO do seu e-commerce. Nesse espaço, coloque todas as palavras-chave que façam sentido para o seu produto. Dica: procure fazer tags cauda longa. Em vez de simplesmente escrever “caneca”, escreva “caneca branca de cerâmica”, “caneca branca de cerâmica personalizável”. Os clientes costumam ser muito específicos nas suas buscas no Google (quem aqui nunca fez uma pergunta para o Google como se estivesse falando com uma amigo, não é mesmo?!). Se você for muito específico nas suas tags e descrições e acertar exatamente o que ele está buscando, tem mais chance de aparecer numa posição privilegiada no mecanismo de busca.
Para você saber quais são as buscas do seu consumidor, use este site. Ao digitar uma palavra-chave específica ele já sugere outros termos de cauda longa usados pelo consumidor.
Texto “sobre”
Esse é mais um espaço no qual você pode escrever usando palavras-chave interessantes para o seu negócio. Sim, você pode fazer um texto mais conceitual, mas procure usar termos que sejam relacionados com os produtos vendidos na sua loja.
Atenção: só não me vá colocar apenas as palavras-chave no texto, deixando que elas fiquem completamente sem contexto! Você não pode criar um texto pensando apenas nos mecanismos de busca, mas principalmente no seu consumidor. Equilíbrio é tudo na vida (e também nos textos de SEO para e-commerce!).
Blog
Blog e SEO são definitivamente melhores amigos. Com um blog você pode criar textos que tenham relação com os produtos que você oferece na sua loja virtual e usar palavras-chave do seu segmento.
Imagina a cena: a pessoa está procurando no Google um artigo que fale sobre canecas divertidas e acaba caindo no seu blog. Existe uma chance muito maior de ele comprar da sua loja e não da do concorrente (já que ele já está no seu site!).