O que é omnichannel? Como ele vai mudar minha loja virtual?
14 de outubro de 2015

5 tendências de Omnichannel

Vem cá saber o que é Omnichannel e quais são as suas principais tendências!

Omnichannel: esse é um tema que está ganhando cada vez mais a atenção das pessoas que trabalham com e-commerce. Apesar de ter um nome meio estranho, essa maneira de comprar é bastante comum (você, inclusive, já deve ter adquirido algo assim).

Em vez de ir direto para o shopping procurar por uma geladeira, você dá uma procuradinha no Google, entra em sites de eletrodomésticos, simula uma compra, compara os preços… No dia seguinte, vai até a loja física e finalmente compra a geladeira. Essa é uma cena bastante comum quando o assunto é Omnichannel.

O contrário também pode acontecer. Você vai até uma loja, prova aquele aquele tênis que é fundamental para começar a academia, saca o seu smartphone do bolso, tira umas fotinhas disfarçadamente e depois entra no e-commerce de calçados para comprar o par.

Omnichannel é quando não existe mais diferença entre a loja física e a loja virtual. Por estar sempre conectado ao smartphone ou perto de um computador com internet, o consumidor muda frequentemente de canal na hora de realizar a sua compra. Ele pode optar por comprar pela internet, numa loja física, pelo mobile, em uma feira temporária, etc. A sua escolha vai depender do que for mais prático ou conveniente no momento (aqui neste outro artigo, falamos mais sobre o que é Omnichannel).

Entre os dias 5 e 7 de outubro, rolou o evento Shop Org 2015, na Pensilvânia. Na ocasião, diversos experts do e-commerce compartilharam dicas e abordaram quais são as próximas tendências para o mercado. Além da conferência física, o evento forneceu uma série de materiais digitais sobre e-commerce. Um deles foi justamente um pdf com 15 tendências de Omnichannel.

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Nós separamos aqui para o blog as que achamos mais interessantes. Confira!

1- Ver na loja física, comprar na loja virtual

Também conhecida como “showrooming”, a prática de olhar os produtos na loja e comprar pela internet está se tornando cada vez mais popular. Cerca de 50% das pessoas que usam smartphone apostam nessa prática enquanto estão na loja física (lembra que sempre falamos sobre a importância de ter um e-commerce que funcione bem no mobile? Aí está mais um motivo!)

As principais categorias que lideram o showrooming são vestuário, entretenimento e eletrônicos.

2- Ver na loja virtual, comprar virtualmente

O contrário do item anterior também pode acontecer, e chamar-se “webrooming”. Em geral, o comprador vai até a loja para provar um item quando não tem certeza do tamanho, ou então quando o custo e o tempo do frete não são favoráveis para ele.

3- O mobile e o Omnichannel

O crescente número de pessoas que têm smartphones e tablets faz os especialistas em marketing se questionarem qual é a melhor maneira de divulgar os produtos para o público. De acordo com o material, o e-mail e a busca paga são excelentes para quem compra e pesquisa em frente ao computador. Por outro lado, os dispositivos móveis podem alavancar as vendas físicas (já que o consumidor pode fazer uma busca rápida na internet enquanto está na loja).

4- Compre online, retire na loja física

Muitos donos de loja virtual não conseguem competir com outros comércios no quesito preço. Portanto, oferecem facilidades diferentes para os seus consumidores. Uma delas é a possibilidade de o comprador pagar pela internet, mas retirar o produto diretamente na loja.

5- Same-day shipping

Uma outra tendência do Omnichannel é o same-day shipping, ou entrega no mesmo dia. Quem tem loja ou sede em uma determinada cidade pode se esforçar para entregar rapidamente o produto comprados pela internet pelos moradores da região.

Se você é dono de uma loja virtual e física, ou então tem o hábito de participar de feiras e bazares, não deixe de ler os outros tópicos do material. Para isso, é só fazer o download por aqui.

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Dia a dia da sua loja virtual