
12 termos de e-commerce que todo lojista precisa conhecer
Vem cá aprender umas palavrinhas novas, vem! 😉
Se você é do tipo que gosta de ler textos em sites que falam sobre e-commerce, certamente deve se deparar com uma série de termos desconhecidos. São tantas palavras em inglês, misturadas com português, carregadas de siglas que… ui! Às vezes fica difícil de entender.
Para te ajudar nessa missão de compreender essa “língua”, selecionamos alguns termos de e-commerce e empreendedorismo que você precisa conhecer. Confira!
12 termos de e-commerce que você deve conhecer:
1- Dropshipping
Dropshipping é uma modalidade de venda na qual o dono do e-commerce não tem estoque. Em vez disso, ele conta com um fornecedor de produtos, que é comunicado cada vez que um cliente deseja uma peça. O fornecedor, então, encaminha o produto diretamente para o consumidor.
2- Layout responsivo
Um site com layout responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas do usuário. Seja no smartphone, no tablet ou no desktop, o consumidor sempre vai ter uma experiência legal quando o site for responsivo.
3- M-commerce
M-commerce é o termo usado para designar as lojas virtuais que são acessadas via dispositivo móvel.
4- SEO (Search Engine Optimization)
SEO é um conjunto de técnicas que pretendem tornar um site mais amigável para os mecanismos de busca (e consequentemente fazer com que ele apareça em uma posição melhor quando alguém pesquisar por termos específicos).
5- B2B (Business to Business)
B2B significa “de empresa para empresa”. Esse termo refere-se a negócios realizados entre empresas.
6-B2C (Business to Consumer)
B2C significa “de empresa para consumidor”. Quando queremos nos referir a empresas que vendem diretamente para o consumidor final, falamos que elas são B2C.
7- Cross-selling
Cross-selling é o termo usado para se referir a estratégia de oferecer um produto complementar ao que o cliente está adquirindo no momento da compra.
8- Bootstrapping
Bootstrapping é o termo usado para se referir a estratégia de criar uma empresa empregando apenas recursos próprios, sem contar com dinheiro de investidores externos. O dinheiro que entra na empresa inicialmente é o dos clientes adquirindo o produto.
9- Benchmarking
Fazer benchmarking significa analisar e comparar o desempenho de empresas de um determinado segmento. Antes de abrir um e-commerce, por exemplo, você pode fazer benchmarking analisando quais são as lojas virtuais que vendem os mesmos produtos que você pretende vender, que dialogam com o mesmo público alvo que você, etc.
10- Gateway de pagamento
Gateways de pagamento são ferramentas usadas pelas empresas que fazem negócios pela internet para processar pagamentos com cartão de crédito e débito. Em vez de o e-commerce desenvolver o seu próprio meio de cobrança, ele terceiriza essa função para uma empresa especializada nisso (praticamente todas as lojas virtuais usam esse modelo em seus negócios), que cobra uma taxa por cada transação realizada.
11- SSL (Secure Sockets Layer)
SSL são protocolos criptografados que garantem que um site seja seguro para transmitir dados pela internet.
12- Omnichannel
Omnichannel é a conversão de todos os canais utilizados por uma determinada empresa. É quando o consumidor pesquisa online para depois ir à loja comprar, compra online para retirar na loja física, ou usa o celular para fazer compras.