
O varejo do futuro já existe (e está na China)
Olhe para a china e descubra como será o consumo virtual daqui alguns anos
Você já se perguntou como será o futuro do e-commerce nos próximos anos? Para chegar à resposta é simples: você só precisa olhar para a China. Quem trouxe essa informação foi a empresa de auditoria e consultoria PwC, no seu relatório Total Retail.
Para a sexta edição do relatório, a empresa entrevistou 22.618 pessoas de 25 países diferentes, para entender quais eram as suas principais tendências de consumo. Os resultados mostraram que os entrevistados chineses eram os mais avançados do mundo inteiro.
Lá na China, as compras pela web já são muito comuns. De acordo com o Total Retail, 66% dos chineses compram pelo menos uma vez por mês pela internet (só para você ter uma ideia, a média no brasil é de 30%, enquanto a mundial é de 28%).
Se por aqui nós acreditamos que o m-commerce é futuro, lá já é realidade. 59% dos chineses compram através de seus smartphones.
Esse estudo também trouxe outros dados interessantes sobre o Brasil. Dentro os tópicos abordados, as redes sociais tiveram destaque. 89% dos brasileiros respeitam e se sentem mais confiantes com uma determinada marca quando podem interagir com ela através das redes sociais.
Um outro dado interessante é que 59% dos brasileiros ainda não são completamente fiéis a um determinado e-commerce. Em vez disso, eles preferem fazer pesquisas na internet e comprar da loja que oferece o preço mais baixo.
Fonte: (1)