
Como usar o Instagram para divulgar a sua marca (e vender mais!)
Você ainda está em dúvida se deve ou não criar uma conta de Instagram para a sua marca? Então esse artigo vai ajudar a clarear a sua mente.
Quando você está esperando o taxi, querendo se distrair, ou então matar o tempo, o que faz? O Instituto de Pesquisa da minestore garante com quase toda certeza que nove entre dez pessoas certamente pegam o celular para dar uma olhadinha no Face, Whats ou Insta.
Você, lojista esperto, pode usar esse fato para promover ainda mais o seus negócios e vender os seus produtos.
Já falamos diversas vezes sobre como promover a sua marca no Facebook. Agora, é a hora de entender melhor como usar o Instagram para que a sua marca vire uma queridinha entre a galera.
Atualmente, o Instagram conta com mais de 300 milhões de usuários ativos. Dessa galera, 47% são homens, e 53% são mulheres. A faixa etária que mais utiliza o aplicativo é a do pessoal que têm entre 18 e 34 anos.
Para você ter ideia o Brasil é um dos cinco países que mais usam o aplicativo. 35% dos usuários acessam o Instagram mais de uma vez por dia. Além disso, essa é a plataforma móvel mais usada de todas. 90% das pessoas que acessam o Insta fazem isso pelo celular (viu só! Ele é o canal perfeito para fisgar aquela pessoa na hora do ócio).
Com todos esses dados e números você ainda tem dúvida que o Instagram é uma boa plataforma para alavancar os seus negócios? Não, né! Então confira as dicas a seguir.
Como usar o Instagram para vendas e negócios
A primeira pergunta que você tem que se fazer antes de criar um perfil para a sua marca é: faz sentido estar no Instagram? Se você tem produtos que são realmente visuais (como roupas, objetos de decoração, acessórios, artesanatos, etc.), a resposta é provavelmente que sim.
Para responder a essa pergunta com bastante certeza, você também precisa pensar na sua persona (alô, já falamos aqui sobre como criar uma). O seu consumidor está no Insta? Os conteúdos que você vai publicar vão agradá-lo? Se ele não for muito ligado nesse aplicativo, quem sabe criar uma conta lá seja uma perda de tempo.
Se você estiver confiante de que faz sentido estar no Instagram, bora fazer um perfil por lá!
Na hora de criar uma conta, não invente firula! Coloque o nome da sua marca, de preferência com uma escrita clara e intuitiva, para que na hora que o seu consumidor for te procurar no aplicativo, encontre facilmente.
Na descrição do seu perfil do Insta, seja bem direto a respeito de quem você é. Se você é uma marca de moda, deixe claro que naquele canal as pessoas vão poder conferir novidades do mundo da moda. Se você é uma marca de itens de decoração, avise que ali é um lugar no qual as pessoas vão encontrar boas referências sobre o assunto.
O que postar no Instagram da sua marca
1- Fotos
As fotos são a grande sacada do Instagram. Diferente de outras redes sociais, o que mais chama atenção aqui são imagens bem feitas. Mesmo que os produtos da sua loja sejam muito legais (e nós temos certeza de que eles realmente são), evite só postar isso no seu perfil.
A persona é fundamental para que você pense no conteúdo que será publicado. Leve em consideração o que ela gostaria de saber e acompanhar.
Se a sua loja é de produtos de decoração, por exemplo, procure imagens de ambientes inspiracionais, referências de casas famosas, imagens que tragam paletas de cores diferentes, etc.
Além disso, capriche no enquadramento das fotos e use aplicativos de edição de imagens legais. Alguns aplicativos interessantes são o VSCO, PicFrame e InstaBox.
2- Textos
Apesar de as fotos serem importantes, dê uma atenção especial para o texto das suas publicações. Traga sempre legendas criativas, que não sejam muito longas e com hashtags (vamos falar mais delas daqui a pouquinho).
Como conseguir seguidores no Instagram
Se você entrar em perfis famosos, como por exemplo o Instagram da Sabrina Sato ou então de atores globais, vai ver uma coisa em comum na maior parte dos comentários. Tem muita gente (muita gente meeesmo) que fica escrevendo SDV nas fotos das popstars. Essa sigla significa Sigo De Volta e é a maior furada que você pode entrar no mundo.
Essa galerinha vai te seguir se você as seguir de volta. Aparentemente, é uma ótima estratégia para conseguir seguidores, mas só temos uma coisa para te dizer: não, não e não.
Para conseguir seguidores no Instagram de uma forma que seja realmente efetiva você vai ter que suar a sua camisa sem usar esses artifícios.
1- Interaja com a sua persona
Não tem como pensar em estratégias de comunicação e divulgação sem levar a persona da sua marca em conta. A partir do momento em que você tem bem claro quem é o seu público, você sabe onde o encontrar. Procure as marcas e os outros perfis que a sua persona acompanha no aplicativo. Depois disso, interaja com esses potenciais consumidores. Você pode começar a curtir algumas das suas fotos, fazer alguns comentários no perfil da pessoa (mas sem exagero, pelamor!) ou então começar a segui-la.
2- Hashtag
A hashtag (aquele símbolo de jogo da velha) é a uma das suas melhores amigas nessa estratégia. Elas funcionam como hiperlinks na rede, e quando alguém clica nelas pelo Instagram é “magicamente” transportado para uma página que traz todas as imagens que receberam aquela determinada marcação.
Ainda levando em consideração a sua persona, faça uma lista das coisas que ela provavelmente deve gostar e que tenham relação com a sua marca. Se você é uma marca de roupa de academia, então provavelmente a sua persona é alguém que gosta de academia. Pesquise quais são as hashtags mais usadas por essas pessoas e coloque-as nas fotos que você publicar.
Alguns exemplos são: #academia #fitness #gym #gymlife (sim, quando o assunto é hashtags no Instagram, as pessoas também usam palavras em inglês).
Além de usar essas hashtags mais genéricas, é legal que você também crie alguma exclusiva para a sua marca. A marca de roupas carioca Farm (que inclusive é um bom benchmark para as lojas que querem ter ideias de ações para o Instagram) criou a #tonoadorofarm . Além de usar essa hashtag nas suas publicações, a marca incentiva que as consumidoras também a coloquem, o que gera uma publicidade gratuita para a Farm.
3- Conteúdo relevante
Se você colocar conteúdos e imagens realmente interessantes, o seu Instagram vai começar a receber visitas de uma forma orgânica. Uma pessoa que segue a sua marca e que gosta muito do que você posta, certamente vai marcas amigos nas sua publicação. Eles, por sua vez, podem começar a te seguir, marcar novos amigos nas suas fotos, e assim por diante.
4- Promoções no Instagram
Uma outra maneira de conseguir seguidores no Instagram é fazer ações promocionais no perfil da sua marca.
Em uma determinada foto, você pode anunciar um sorteio. Para participar, peça para que os interessados sigam a sua marca no Instagram e marquem dois outros contatos nos comentários.
Depois você realiza o sorteio do vencedor e anuncia na rede social. Isso vai fazer com que o interessado comece a te seguir (e se ele é uma pessoa que gostaria de ganhar um produto seu, é um possível comprador do futuro) e ainda indique amigos.
5- Tête-à-tête
Essa dica não é necessariamente para conseguir novos seguidores, mas sim para manter os atuais (afinal, de que adianta um trabalhão para conseguir novas pessoas se as velhas vão embora, né?). Sempre que alguém fizer qualquer tipo de pergunta no seu perfil, responda rápido. Isso vai passar uma boa impressão para quem te acompanha.
Além dessas ações, você pode divulgar o link do Instagram da sua marca de várias maneiras, como por exemplo:
- Colocar ele na assinatura do seu e-mail profissional
- Compartilhar as fotos da conta do Insta da sua loja em outras redes sociais e no seu blog
- Adicionar na etiqueta dos seus produtos o endereço dos canais da sua loja na internet
- Incentivar que os seus clientes tirem fotos usando os seus produtos e publiquem no aplicativo com a hashtag da sua marca
Com que frequência postar no Instagram
No Instagram, não existe horário comercial. O perfil da sua loja não pode deixar de funcionar nos finais de semana, ou então depois do expediente. Lembre que quem te acompanha na rede social são pessoas, que trabalham, comem, dormem, etc. Procure pensar na rotina da sua persona e adeque os horários da publicações conforme o interesse delas.
Um estudo realizado pelo TrackMaven descobriu que as pessoas usam o Instagram com mais frequência nos finais de semana, principalmente das 13h às 18h. Nos dias de semana o horário preferido da galera é das 17h às 18h.
Perfis para se inspirar
Cê tá morrendo de vontade de colocar o instagram da sua loja no ar, mas precisa de referências? Então confira esses perfis de lojas que mandam muito bem na rede social.
Fonte: (1)