
Como o neuromarketing pode ajudar o seu e-commerce a arrasar
Os estudiosos do neuromarketing chegaram a algumas dicas que certamente vão ajudar a sua loja virtual. Confira!
Alguma vez na vida você já ouviu falar em neuromarketing?
Com a ajuda de aparelhos de Imagem por Ressonância Magnética funcional, médicos e pesquisadores conseguiram analisar qual é a reação do cérebro ao receber determinados estímulos (de imagens, sons, cores, etc).
Espertinhos que são, os marketeiros foram lá e começaram a utilizar essas informações “médicas” para entender melhor o comportamento dos consumidores. Daí, surgiu o neuromarketing.
Essas pesquisas de neuromarketing pretendem entender qual é a explicação científica para a lógico do consumo, e o que realmente motiva uma pessoa a escolher o seu produto e não o do seu concorrente. Durante os estudos, neurologistas conseguiram perceber que grande parte das decisões que os consumidores tomam no dia a dia é feita em nível subconsciente.
Para atingir justantemente esse ponto da pessoa (e consequentemente convencê-la de que uma loja é muito mais interessante do que a do Fulado ou a do Ciclano), viram que a marca precisa criar emoções e experiências positivas em quem vai comprar. Assim, quando uma pessoa for até o supermercado e parar na frente da estante que vende Coca ou Pepsi, ela vai escolher a latinha do produto que traz memórias mais legais!
Isso é praticamente uma mina de ouro para as empresas! Como o objetivo é vender mais, elas começaram a investir muito dinheiro no neuromarketing.
É provável que a sua loja virtual ainda não possa gastar essa grana toda em pesquisas. Porém, nós podemos usar alguns desses conhecimentos adquiridos pelos estudiosos do neuromarketing e aplicar ao e-commerce. Sim! Prestando atenção em alguns detalhes, você pode preparar a sua loja virtual para vender ainda mais. Quer saber como? Então confira as nossas dicas:
1- Conte histórias
As pessoas adoram histórias! Quando for fazer a descrição de algum produto ou texto do seu e-commerce, use uma narrativa agradável.
2- Cinco sentidos
Ainda falando de texto, use palavras que demonstrem ações humanas que tenham ligação com os cinco sentidos e que tragam situações positivas.
3- Você, você, você…
Quando for se referir ao seu consumidor (nos seus e-mails, textos do site, blog, redes sociais) fale VOCÊ. Os consumidores vão sentir mais proximidade, e eles gostam disso.
4- Layout bonito
A primeira impressão que o comprador vai ter da sua loja virtual é decisiva. Se ela não for com a cara do seu site, pode ficar meio desanimado em conferir os produtos. Na hora de montar um e-commerce, sempre preste atenção no layout (um dos benefícios da minestore é justamente já oferecer layouts prontos que têm uma estética bem bacana!).
5- Fotos com pessoas usando seu produto
Quando for fazer qualquer tipo de anúncio visual, procure usar fotos de pessoas usando o seu produto. Isso também vai tornar a sua loja mais humana.
6- Edição limitada
As pessoas gostam de exclusividade. Se você deixar claro para elas que o produto tem poucas unidades, o instinto competitivo delas vai aflorar e elas vão querer adquirir os seus produtos mais rapidamente.
7- Testemunho
Se possível, coloque nos seus canais o testemunho de pessoas que já compraram na sua loja. Isso vai trazer mais tranquilidade para quem ainda está em dúvida.
Vamos combinar: nenhuma dessas dicas é difícil de ser colocada em prática, né? Então aproveite que outras pessoas que entendem de neuromarketing já comprovaram que elas funcionam, e use-as na sua loja!