A importância do email marketing para sua loja

Confira por que o email marketing é importante para a sua loja virtual e como é possível vender mais utilizando esse meio de publicidade

O email marketing é mais uma forma de fazer propaganda da sua loja virtual. É também um dos melhores canais do conhecido Marketing Digital, ou publicidade por meio da internet. E como todo mundo possui uma conta de email, fica fácil chegar até seu cliente. Neste artigo, vamos falar sobre a importância do email marketing para sua loja virtual e como é possível vender mais utilizando esse meio de publicidade que atinge diretamente seu público alvo.

Já falamos em outros artigos aqui no Blog da minestore (Mídia para loja virtual: guia para iniciantes, Como anunciar sua loja virtual no Google, e outros) que a divulgação do seu negócio é muito importante para que os consumidores vejam a loja e, claro, comprem os produtos. Como já diz o velho ditado: “a propaganda é a alma do negócio”, então por que não utilizar esse recurso do email marketing para atingir seus clientes com informações relevantes para eles e para sua loja também?

O contato você já tem, já que o email é preenchido quando seu cliente faz o cadastro de compra na sua loja ou, também, quando o consumidor aceita receber sua newsletter. Agora é só criar uma campanha, que pode ser de conteúdo mais geral ou, então, mais específico, baseado no perfil de compra dos clientes.

Afinal, como as pessoas se comunicam cada vez mais por mensageiros instantâneos no smartphone e no trabalho, o email muitas vezes existe apenas para a formalização de mensagens, cadastros e recuperação de senha e também para receber promoções de lojas. Em outras palavras, as pessoas se condicionaram a usar o email para ficarem atentas a ofertas.

E engana-se quem pensa que o email marketing não funciona mais. Ele funciona, e muito, sendo responsável pela grande maioria dos leads de centenas de grandes lojas digitais por todo o Brasil.

Como fazer um email marketing

Você pode utilizar serviços especializados, que podem ser gratuitos ou pagos. Eles funcionam com a disponibilização de um número X de envios de emails, por exemplo: 10 mil envios por mês.

Um exemplo legal desse tipo de ferramenta é o Mailchimp, com utilização fácil e possui versão gratuita. Também tem a GetResponse, com planos pagos, mas acessíveis, e que promete facilitar o marketing do seu negócio.

Vantagens do email marketing

O email marketing é um investimento com custo, mas que pode gerar resultados que compensam o que foi gasto, ainda mais se for direcionado ao cliente desejado, focando no nicho que se pretende atingir com determinada publicidade.

Este meio de contato com o cliente possui a vantagem que ele pode escolher o horário mais conveniente para ler, agregando a flexibilidade de ver tanto no computador como no smartphone ou outra plataforma.

A aproximação com o cliente, quando ele recebe um email com um conteúdo que lhe interessa, gera empatia e agrega valor ao seu negócio e seus produtos. O que nos leva a fidelização do cliente. É mais barato vender para um cliente que já comprou do que para um novo, e essa recompra é conseguida por influência do bom email marketing, que, a essa altura, já está chamando o cliente pelo nome.

Mas também tem o seguinte: quem envia email sem autorização envia spam. O cliente deve efetuar o cadastro para receber seus emails. Se você conseguiu a autorização, você já conseguiu uma audiência qualificada. Além disso, não se esqueça de ter no rodapé de todo email marketing uma opção para o cliente escolher não receber mais as mensagens. Isso fortalece a transparência e confiança do seu negócio.

Outra vantagem do email marketing é o aumento do número de visitantes na loja. Quanto mais visitantes, mais conversões. Quanto mais agradável, criativo e inteligente for o email, mais curioso seu cliente ficará para ir até a loja e dar uma olhadinha no que foi anunciado no email que recebeu. Por isso que muitos deles usam imagens para deixar o email super visual.

O aumento de resultados por meio de um bom email marketing ajuda a segmentar o público alvo por região, preferência, gênero, etc. Mostra o número de cliques nos produtos cujos clientes estão mais interessados, retornado ao lojista o conhecimento da sua potencialidade, podendo assim montar um gráfico estatístico para mensurar os resultados.

É possível programar a frequência dos emails: todo dia, uma vez por semana, e assim por diante. Ao fazer isso, a presença do lojista diante do seu público mantém-se constante. Enquanto a mensagem chegar, a resposta se manterá, ou seja, fazer-se presente para manter a venda.

O conteúdo do e-mail

A criação do conteúdo não é fácil, porque é onde se conquista o cliente. Bons textos, boas fotos, boas cores e tudo direcionado ao público alvo e à persona para quem você quer enviar.

No email que será enviado aos clientes, é legal que o conteúdo desperte interesse em ver o que está ali e mais, em ver o que está lá na loja, finalizando com uma compra, além de fornecer um senso de urgência para que as pessoas queiram fechar o negócio rapidamente. Então, não esqueça de sempre colocar um link que direcione direto para sua loja.

Recomendamos também você sempre criar parâmetros de origem nos links do email marketing para poder saber quem acessou o seu site por eles. O conteúdo do email marketing pode ser para informar sobre novidades na loja, como novos produtos e compartilhar conteúdos interessantes que tenham a ver com sua loja. Você pode fornecer descontos e vouchers exclusivos para que seu público se interesse em ler e receber os emails.

Um email marketing também pode ser sobre a promoção de aniversário da loja, ou um desconto especial para o cliente aniversariante do mês. Ou, ainda, sobre qualquer tipo de promoção e divulgação de um novo produto, afinal seu cliente deve saber o que está acontecendo na loja.

Resumindo…

A implantação do email marketing começa:

  • Montando a infra-estrutura
  • Montando a lista de emails
  • Criando um conteúdo qualificado
  • Fazendo o acompanhamento do resultado

A utilização desta modalidade de publicidade é mais do que necessária. Trata-se de uma ferramenta que o lojista deve aprender a manusear com maestria, desde a sua implantação até a colheita dos resultados. Pelo ponto de vista de que os emails são dirigidos a um público alvo específico, ele vai criar cada vez mais contatos com seus clientes e gerar conversões em vendas.

Coloque a mão na massa, email marketing é sinônimo de vendas!

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