O primeiro passo ao abrir sua loja virtual é ver como ela vai aparecer para todos os seus clientes. Essa parte vai ser especialmente legal se você for desses que se empolga com combinações (é tipo brincar de Lego, sabe?). Difícil vai ser escolher uma só dentre todas as opções de temas legais no nosso editor.
Detalhamos o que você pode fazer na tela inicial do editor de temas. Olha só:
Para acompanhar, siga os números :)
- Sempre que você fizer alterações no tema e quiser salvar tudo, não esqueça de clicar em salvar! Quando você clica em sair, nenhuma das alterações feitas é aplicada.
- Nesse switch, você habilita e desabilita a loja exemplo. O legal de ter a loja exemplo habilitada é que, quando você ainda não tem nenhum produto cadastrado, ela dá uma ideia melhor de como funcionam os temas. Ao clicar em ver minha loja, você acessa sua loja virtual em outra aba do navegador.
- Todos os temas e lojas da minestore são otimizados para o celular – a experiência dos seus clientes é melhor e você acaba vendendo mais. Aqui, você pode ver como sua loja ficará nesses dois dispositivos.
- Aqui, você vê seu tema atual – e, clicando em mudar de tema, você pode conferir mais 12 variações que já deixamos prontas. Todas são customizáveis e uma delas (ou, talvez, mais de uma) vai ser a ideal para a sua loja. Se você manja de html, pode clicar lá em editar html, abrir a página com o código da sua loja e fazer o trabalho todo por lá.
- A logo da sua loja pode ser alterada aqui (e ela aparece no lugar do nome da loja – no caso da loja exemplo, ali na coluna à esquerda). Se você adicionar uma logo aqui, o nome que colocaria lá no item n. 9 não aparecerá, ok?
- Favicon é aquele desenho que aparece na barra de endereços do seu navegador (ao lado do http://www.sualoja, e que costuma ser o desenho de um globo terrestre). Você pode colocar um favicon exclusivo para a sua loja fazendo o upload de uma imagem com 32×32 pixels.
- A imagem de compartilhamento que você uploadear aqui é a que vai aparecer quando você postar o link da sua loja no Facebook, por exemplo. Escolha uma imagem que represente bem a sua loja (e que chame a atenção de todo mundo!).
- Nesse campo, você coloca a ID do código do Google Analytics, que vai servir para rastrear e te dar informações (preciosas) sobre quem visitou a sua loja. Saiba mais sobre o Analytics aqui.
- O nome que aparece naquela coluna à esquerda, no começo, é o que você escolheu quando abriu sua loja. Mas é possível colocar no lugar dele a sua logo (vide item 5) ou outro texto, que deve então ser preenchido nesse campo.
Quando você clica em mudar de tema, a tela que aparece é a seguinte:
- Aqui, o esquema é o mesmo da página anterior: se você voltar clicando em < todas as alterações serão perdidas. Se você escolheu um tema e quer usá-lo, é preciso clicar em usar. São 12 variações de temas customizáveis, que você pode ver em outra aba do navegador ao clicar em ver minha loja e pode conferir em versão desktop ou mobile, alternando o formato no canto superior direito.
Escolhendo um dos 12 temas e voltando à página inicial, é possível alterar as cores e fontes do texto da sua loja ou adicionar imagens no fundo, nas colunas ou nas listas/produtos (dependendo de qual tema você escolheu).
- Nosso color picker permite que você escolha entre vários tons o que mais combina com o tema da sua loja. Se você já tiver alguma cor específica que precisa usar, pode inserir o código hexadecimal dela ali também e o tom fica exato.
- Se preferir, também temos várias texturas prontas para você escolher e aplicar na coluna da sua loja.
Feitas as alterações de cor, fonte e tema, você pode adicionar até 5 banners para a sua loja virtual (ou desativar essa opção). O arquivo para o banner deve ter pelo menos 1.440px de largura e a altura que você preferir. No entanto, se você colocar mais de um banner, é recomendável (e mais bonito) uniformizar a altura de todos eles.
- Você pode fazer upload de imagens do seu computador (clicando no botão com a nuvem) ou adicionar imagens de links (mas preste atenção no tamanho e resolução delas!).
O último passo para customizar seu tema é adicionar os endereços das redes sociais, para que seu cliente encontre você fora da lojinha também. Não é obrigatório colocar os endereços de todas as redes sociais (até porque você deve escolher as que mais têm a ver com o seu negócio, certo?).
- Coloque aqui o endereço das suas páginas nas redes sociais…
- … e veja eles aparecendo no rodapé da sua loja! :)